domingo, 24 de junho de 2007

...O Rei da Casa...

"O computador era um monstro"

A ideia generalizada durante muito tempo era a de que o computador não era "coisa boa".

A ficção cientifica apresentava-os como verdadeiros "monstros", dotados de vontade própria e capazes de matar seus criadores e apoderarem-se do mundo.

O primeiro computador o ENIAC, pesava 30 toneladas, consumia 200.000 watts e ocupava várias salas, esta foto não consegue mostrar o computador todo!!


Isto em 1947.
Estas imagem dão ideia disso mesmo!


Em 1955, um computador já "só" pesava 3 toneladas e consumia 50.000 watts e tinha um custo de 200.000 dólares...

Só em termos de comparação, um Pentium a 150 Mhz (muito pouco mesmo, hoje não existem...) é capaz de realizar 300 milhões de somas por segundo enquanto o ENIAC conseguia realizar 5.000 !

Nos anos 80, começou a tornar-se popular e a entrar nos locais de trabalho, no entanto continuou a ser visto como uma coisa negativa.

Uma ameaça à sobrevivência de inúmeros empregos e por abrir caminho à expulsão do mercado laboral de milhões de trabalhadores incapazes de os "entender".


Passados vinte anos o "monstro" potencialmente diabólico parece ter sido domesticado, conquistou o afecto dos donos, já não passamos sem ele!!



Deixou de ser visto como "trabalhador" indesejável (trabalhando apenas com texto e números) para tornar-se no centro nevrálgico de casa, tendo-se especializado em todo o género de conteúdos multimédia. Tornou-se o entretenimento de todos!

Hoje vemos, editamos, filmes, fotografias, ouvimos as nossas músicas, ligamos qualquer aparelho electrónico ao computador e o que o torna no actual "melhor amigo" é que guardamos tudo nele, o que presta ou não !!



O computador tornou-se o electrodoméstico mais bonito e estimado!

1 comentário:

Anónimo disse...

É, o que era e o que se tornou... indispensável!!