segunda-feira, 25 de junho de 2007

...Linux... A minha Odisseia...

Cansado já algum tempo do Windows e na tentativa de "evoluir" os meus fracos
conhecimentos de informática e querendo fazer coisas novas tentei durante
algum tempo instalar no meu pc, cansado de tantas formatações, o sistema Linux.

Comecei pelas distribuições mais populares (Kurumin, Ubuntu, Kubuntu,OpenSuse,Mandriva,
Fedora) ou seja fiz download de "montes" de Gbytes para poder ter algum destes sistemas instalados. Infelizmente nunca consegui tê-los a funcionar, sem erros, em meu pc!

Ora era por bloquearem o pc logo na instalação, caso do Ubuntu, Kubuntu, Fedora ou por falhas de DMA caso do Kurumin que eu achei muito bom mesmo pois apesar destas falhas consegui instalar este sistema e praticar um pouco mas como tornava-se quase um castigo entrar no Kurumin pelo tempo que demorava (dma) tive que retirá-lo.

Mais tarde encontrei solução para instalar Ubuntu, a formula mágica era acrescentar em outras opções de arranque (boot), estes comandos (argumentos de instalação) que foram solução para outras distribuições também, linux apm=off acpi=off noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce pode-se substituir o correspondente por algum destes aqui: apm=power-off ou noapm pci=noacpi apci=off ou pci=noapci, para mim bastou o apci=off, mas notei que realmente instalava o sistema só que o pc não desligava!
Tinha que desligar manualmente! Se calhar precisava de mais outro comando qualquer...!

Sinceramente o Ubuntu não era ainda para mim, um curioso, uma mudança muito brusca de quem sai do Windows ou seja não tinha o aspecto gráfico que eu estava habituado à muitos anos!
Ou seja tinha que instalar uma distribuição KDE.

Voltei a instalar o Kurumin apesar do problema (dma). Comecei a visitar Fóruns para tentar configurar meu "hardware", pois ou não reconhecia Cd-Rom, ora não reconhecia Gravador Cd, ora era a câmara Web, ora era o teclado, o que só aumentou a minha curiosidade sobre o Linux. Não consegui configurar algumas coisas pois como sou um principiante, encontrei montes de dificuldades!

Instalei Mandriva One Spring 2007, OpenSuse 10.2 com facilidade só que há um problema em quase todas as distribuições Linux, o suporte para Internet. Tenho o chamado modem huawei Usb e realmente apesar de haver pessoas que dizem ter posto estes modens a funcionar em uma série de distribuições Linux , eu nunca consegui apesar de ter seguido à risca manuais, sugestões, de quem diz ter esses modems a funcionar! Coisas de principiante... (falta de pesquisar)!

Bem, desinstalei tudo que era Linux do meu pc! Fiquei só com Windows! Mas não desisti!

Tinha que encontrar uma distribuição que funcionasse no meu pc!!! Se outros tinham!!!

Encontrei uma distribuição nacional (Portugal), a Caixa Mágica 11, que resolvi fazer download e tentar instalar em meu pc!
Pois em algumas pesquisas diziam que esta distribuição tinha suporte para modems huawei usb.

Surpresa das surpresas, sem querer fazer publicidade, instalou tudo logo à primeira!!!! Reconheceu todo hardware Cd-rom, Gravador Cdś, teclado, tudo!!

E, eu que pensava que era por o meu pc já ter uns anitos (5 anos) apesar de ter muita boa "performance" reunia, excedia, as condições que em todas as distribuições que fiz download exigiam!

Instalei, o Caixa Mágica, em meu pc. Não tem sido fácil a aprendizagem Linux.

Como todo mundo tem, porque eu não, instalei Beryl e fiquei maravilhado com as potencialidades! Não foi só instalar! Tive alguns problemas e para resolução desses coloquei e obtive respostas da Comunidade (Fórum)!

Já lá vão uns "mesitos" que tenho em meu pc o (a) Caixa Mágica 11 e o Windows!
Tem sido uma surpresa ver e verificar as potencialidades do Linux!

Aqui deixo aquilo que aprendi, se quiseres instalar alguma distribuição Linux:

1º) tenta escolher uma distribuição nacional.
2º) (mas fundamental) que tenha suporte para o modo a como acedes à Internet.
4º) que tenha instruções na tua língua.
5º) que as características do teu pc sejam as exigidas (e ou excedam) pela distribuição. Aqui importa ver tudo, memória Ram, placa Gráfica, capacidade Disco rígido, Leitor Cdś, Gravador Cdś, câmara Web, Monitor, sei lá todo o hardware que tens!
6º) se os programas que costumas trabalhar (em Windows) têm equivalentes em Linux.
7º) participares em fóruns de preferência da distribuição que escolheste, pois vais ter questões a colocar de certeza absoluta e sempre podes sugerir a outros como resolveste determinado problema.

Tenho o Windows e Caixa Mágica em dual boot, pois ainda não "descobri" programa tão completo para Linux como o Msn Messenger com suporte para conversação, webcam, etc. Claro que irá aparecer mais tarde ou mais cedo!

Vejam aqui screenshots de distribuições (montes) Linux:
http://www.thecodingstudio.com/opensource/linux/screenshots/index.php

É sempre bom termos dois sistemas operativos distintos, com diferenças, duas maneiras de ver o mundo diferentes! E duas opções essencialmente isso OPÇÕES!!

5 comentários:

DarkLord disse...

Luís,

para substituir o MSN da Microsoft em Caixa Mágica experimente instalar o "pidgin" que está no repositório de contribuições da Caixa Mágica.

O "Pidgin" é um mensageiro para Linux muito completo. O "Pidgin" chamava-se antigamente "gaim", mas teve de mudar de nome por motivos legais.

jotacapa disse...

Por sinal, também experimentei o Caixa Mágica. só que o meu modem na altura era um Modem Thomson, e achei-a a coisa meio complicada. Experimentei outras versões, desde o Fedora, Suse, Alinex, etc, mas acabei por ficar com o Ubuntu, devido a uma razão muito específica. A minha área não é a informática, e preciso algo que funcione, sem estar com grandes preocupações de programar scripts e outras situações semelhante. TAlvez um dia destes volte a tentar uma distribuição nacional, todavia acabo por ir parar sempre ao facilitismo do Ubuntu.

jotacapa disse...

«Desculpa lá», tens uma segunda distribuição nacional, O Alinex da Universidade de Évora.

Anónimo disse...

O PidGin ainda não tem suporte nem para aúdio nem para video...! Ainda não tem!

pela mesma razão ainda uso Msn(windows) em dual boot com Ubuntu!

Anónimo disse...

Luis, em vez de acpi=off utiliza estes dois argumentos noapic nolapic

Tive o mesmo problema! Com estes argumentos instalo qualquer distribuição em meu pc :)

Um abraço,